Pedro Calafate

Professor Catedrático


Habilitações Académicas: Licenciado em História pela FLUL (1981) Mestre em Filosofia pela FLUL (1985), Doutor em Filosofia pela FLUL (1992), Agregação em Filosofia pela FLUL (2000)


Área de Especialização: Filosofia e Cultura em Portugal, com especial incidência no período moderno (séculos XV-XVIII), nomeadamente no estudo do barroco e do racionalismo iluminista do século XVIII.

Principais Publicações: Portugal como Problema – Séculos XV-XX, 4 volumes, edição da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Lisboa, 2006; História do Pensamento Filosófico Português (direcção), cinco volumes, sete tomos, Editorial Caminho, Lisboa, 1999-2004; Metamorfoses da Palavra. Estudos sobre o Pensamento Português e Brasileiro, Imprensa Nacional-CM, Lisboa, 1998; A Ideia de Natureza no século XVIII em Portugal, Imprensa Nacional-CM, Lisboa, 1994; Oliveira Martins, Editorial Verbo, Colecção Pensamento Português, Lisboa, 1990.

Publicou 45 (quarenta e cinco) artigos na Logos-Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia, Editorial Verbo, Lisboa-São Paulo, 1989-92, dedicados ao pensamento filosófico português

Publicou 58 (cinquenta e oito) artigos em revistas filosóficas e em actas de congressos no País e no estrangeiro, dedicados ao pensamento português e brasileiro.

Publicou cinco prefácios: Prefácio a Francisco da Gama Caeiro, Dispersos, três volumes, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1998, pp. 7-17; Prefácio à edição portuguesa da obra de Michel Leroy, Le Mythe Jésuitique (O Mito Jesuíta), Edições Roma, Lisboa, 1999, pp. 9-13; Prefácio a Francisco Sanches, Obra Filosófica, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999, pp. 9-28; Prefácio a Manuel de Azevedo Fortes, Lógica Racional, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 2001, pp. 11-32; Prefácio a Augusto J. S. Fitas, História e Filosofia da Ciência em Portugal no século XX, edições Caleidoscópio, Lisboa, 2008, pp. 7-13.

Prémios: recebeu o Prémio Aboim Sande Lemos da Universidade Católica Portuguesa, em 1995, pelo seu livro A Ideia de Natureza no século XVIII em Portugal (IN-CM, Lisboa, 1994 – dissertação de doutoramento)

Actividade Lectiva em Portugal e no Estrangeiro: tendo desenvolvido a sua carreira na FLUL desde 1982, foi professor convidado na Universidade Nova de Lisboa -FCSH (1983-84; 1990-91); na Universidade do Minho (1995-96 /1997-98); na Universidade do Porto (2000-2001- 2º semestre); na Universidade de Viena (2000-01, 1º semestre); na Universidade de Copenhaga (2002-2003 – 1º semestre)

Cargos Directivos e de Coordenação:

- Director do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (2011-2014)


- Coordenador do Júri para avaliação de candidatura de projectos a bolsas de pós-graduação da FCT na área de Filosofia (2005)

- Presidente do júri do concurso público para selecção de candidatos a Leitor e Professor de Língua e Cultura Portuguesa em universidades estrangeiras, realizado no âmbito do Instituto Camões (2002)

- Presidente do Júri Nacional das Provas Específicas de Filosofia (1995)

- Presidente do Conselho Pedagógico da FLUL no ano lectivo de 2001/2002.

- Presidente do Conselho Pedagógico da FLUL no ano lectivo de 2002/2003.

- Assessor da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Filosofia no âmbito do CRUP (2001)

- Comissário Científico da participação de Portugal nas Comemorações do III Centenário da Fundação da Cidade de São Petersburgo (2003)

- Presidente da Comissão Executiva do Departamento de Filosofia da FLUL (2004-2005 / 2007-2008 / 2008-2009)

- Membro do Conselho Científico e da Comissão Executiva do Programa de Doutoramento em Ciência Política da Universidade de Lisboa, numa iniciativa conjunta da FLUL, ICS e FDUL (2008/2009).

- Membro das comissões científicas e/ou organizadoras de 14 congressos internacionais no País e no estrangeiro.

Actividade Internacional

Proferiu 47 (quarenta e sete) conferências e aulas, na qualidade de especialista convidado, nas seguintes Universidades e Academias Estrangeiras: Universidade de Roma –La Sapienza; Universidade de Londres-King’s College; Universidade de Viena; Universidade de Copenhaga; Universidade Autónoma de Madrid; Universidade de Salamanca; Universidade de Barcelona; Universidade de Múrcia; Universidade Blaise Pascal (Clermont Ferrand); Universidade Carlos IV (Praga); Universidade de Varsóvia; Universidade de Cracóvia; Universidade Estatal de São Petersburgo; Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo (Mgimo); Universidade de Buenos Aires; Universidade de São Paulo; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Universidade degli Studi de Turim; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Estadual de Londrina- Paraná; Academia dei Lincei-Roma; Fundación Menendez Pelayo, Santander.

Orientação de Trabalhos Científicos e Participação em Júris de Provas Académicas

Participou em 61 (sessenta e um) júris universitários para avaliação de dissertações académicas, relatórios científicos e curricula, dos quais vinte e cinco como arguente principal e doze como orientador, na Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, ISCTE e Universidade do Minho.

Conselho Científico de Revistas de Filosofia em Portugal e no Estrangeiro

Pertence ao Conselho Científico das seguintes revistas filosóficas: Revista Portuguesa de Filosofia (Faculdade de Filosofia da UCP-Braga); Philosophica (Departamento de Filosofia da FLUL-Lisboa); Revista de Hispanismo Filosófico, (editada pelas Universidades de Salamanca/Complutense de Madrid/Autónoma de Madrid); Crítica-Revista de Filosofia (Centro de Estudos Filosóficos da Universidade Estadual de Londrina (Paraná-Brasil); Anales del Seminário de Historia de la Filosofia (Universidade Complutense de Madrid)


Co-coordenador das Obras Completas do Padre António Vieira (Círculo de Leitores, Lisboa, 2013) e coordenador do projecto de investigação «Corpus Lusitanorum De Pace. A contribuição de Portugal para a Escola Peninsular da Paz».